TRANÇAS JUMBO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ESTILO ANTES DE APOSTAR NO VISUAL


Pensando em aderir às tranças jumbo? Essa tendência, também conhecida como box braids, vem conquistando cada vez mais adeptas entre as cacheadas e crespas que amam um visual prático e estiloso. Além de valorizarem o estilo, elas são ótimas para quem está passando pela transição capilar e aguardando os fios naturais crescerem. E o melhor de tudo é que as tranças com jumbo são super práticas, facilitando a rotina de cuidados capilares no dia dia.


Mas apesar da popularidade das tranças box braids, muitas mulheres ainda ficam em dúvida a respeito dos cuidados necessários, como adotar o look e quais são as variações que o visual permite. Se você também tem essas e outras curiosidades a respeito das tranças jumbo, confira essas dicas e detalhes que todo mundo deve saber antes de adotar o look.


TRANÇAS JUMBO: O QUE SÃO E O QUE EU PRECISO PARA ADOTAR O VISUAL?

Jumbo nada mais é que o nome do material sintético utilizado para trançar e formar o penteado popularmente conhecido como trança box braids. Esse material é feito especificamente para esse tipo de penteado, por isso não danifica os fios.

Antes de adotar o visual é importante que os cabelos estejam bem tratados e resistentes para evitar quebras, que pode acontecer em madeixas danificadas por químicas ou agentes externos. Por isso, algumas semanas antes de aplicar as tranças box braids é indicado intensificar os cuidados capilares e investir em um cronograma capilar para garantir que os fios estão repondo todos os nutrientes que precisam.

Uma dúvida muito comum é se pessoas com cabelos curtos podem fazer as tranças jumbo e qual o comprimento mínimo dos fios para adotar o visual. Se você cortou os cabelos ou fez big chop recentemente, pode ficar tranquila: é possível trançar os fios curtinhos, sendo necessário apenas 4 cm de cabelo para fazer as box braids.


COMO AS TRANÇAS JUMBO SÃO FEITAS: DICAS PARA O DIA DA TRANSFORMAÇÃO

Para fazer as tranças box braids é necessário dividir o cabelo em mechas que serão trançadas junto com o jumbo. Durante todo o processo de aplicação das tranças não é preciso mais que um ou dois pentes e uma quantidade de jumbo suficiente para todo cabelo. Caso vá estilizar o penteado com baby hair após aplicação das tranças, um leave-in e um gel capilar serão bem-vindos.

Ainda que pareça simples, é importante ressaltar que as tranças jumbo podem demorar algumas horinhas para ficar prontas. O tempo total da transformação irá variar de acordo com o nível de experiência e agilidade do seu cabeleireiro ou trançadeira. O volume do seu cabelo, além do comprimento e espessura que você escolher para as tranças também podem impactar no tempo médio de finalização da aplicação.

Muitas mulheres aproveitam o comprimento do jumbo para alongar os fios, fazendo tranças que chegam na cintura ou até mesmo no quadril. Mas, caso você prefira um visual mais discreto e mais rápido de fazer, as box braids chanel são uma opção super prática e estilosa. Outro detalhe a se considerar é a cor do material: o preto é uma opção segura escolhida pela maioria das mulheres, mas há diferentes cores de box braids, desde o loiro e o vermelho até opções mais ousadas como o cinza.

Além de estar com os cabelos bem tratados no dia da aplicação das tranças com jumbo é estar com os cabelos limpos, sem leave-in ou cremes de pentear. Isso evita a formação de caspa no couro cabeludo e também facilita a fixação da fibra sintética nos fios.


COMO É A MANUTENÇÃO DAS TRANÇAS JUMBO: SAIBA QUE CUIDADOS TER NO DIA A DIA

Diferente do que muitas pessoas pensam, as tranças com jumbo podem ser lavadas normalmente. Essa história de que o material sintético que forma as box braids não pode entrar em contato com água ou shampoo é mito. O segredo para a higienização das tranças jumbo é massagear o couro cabeludo com delicadeza para não arrebentar os fios da raiz e não estragar as tranças.

Também não é recomendado aplicar condicionadores ou máscaras de hidratação, tanto para as tranças não escorregarem quanto para evitar o acúmulo de produtos, que pode causar caspa e irritação no couro cabeludo.

Outro cuidado imprescindível é optar por sempre lavar as suas box braids pela manhã para que elas tenham todo o decorrer do dia para secar por completo. Dormir com as tranças molhadas podem estimular a produção de fungos, que é prejudicial para a saúde do couro cabeludo e dos fios. Se for necessário, utilize um secador para acelerar a secagem das box braids.
PENTEADOS COM TRANÇAS JUMBO: TRUQUES DE STYLING DEIXAM O VISUAL AINDA MAIS BONITO

As box braids são bonitas e estilosas por si só, mas o look pode ficar ainda mais interessante se você explorar as diversas opções de penteados com tranças jumbo. As possibilidades são diversas, desde rabos de cavalo e coques a penteados semipresos como half bun.

Quanto mais longas as suas box braids, mais versatilidade você tem para variar o visual e criar penteados para diferentes ocasiões. Incluir acessórios nas tranças, como argolinhas de metal, também ajuda a variar o look e dá um charme a mais às box braids.


TRANÇAS COM JUMBO: COMO CUIDAR DOS CABELOS APÓS REMOVER AS BOX BRAIDS?

Depois de tirar as box braids é importante voltar imediatamente com os seus cuidados capilares anteriores à aplicação do jumbo. Como geralmente a maioria das pessoas fica com a trança jumbo por dois meses (tempo máximo recomendado), os fios ficam sem nenhum tratamento durante esse período e podem ficar levemente ressecados.

Por esse motivo, é importante lavar os cabelos com um shampoo hidratante, que faz uma limpeza mais suave, e recomeçar o cronograma capilar, alternando hidratação, nutrição e reconstrução conforme as necessidades que suas madeixas estiverem apresentando. Invista em linhas de tratamento hidratante e umectante, focada em ativos que devolvem a devolvam a nutrição para os cabelos cacheados, como o óleo de coco e óleos vegetais.

Também é muito comum que saia uma grande quantidade de fios durante o desembaraço dos cabelos após a retirada das tranças jumbo, mas não é motivo para pânico. É natural que o ser humano perca em média 100 fios de cabelo dia, mas como os fios ficaram trançados por muito tempo, isso não aconteceu e o excesso irá sair na primeira escovação depois da retirada do penteado. Nas lavagens seguintes, o volume de cabelo no pente voltará ao que você está acostumada.

Por fim, mas não menos importante: seja delicada com seus cabelos para retirar as tranças jumbo. O processo pode ser um pouco demorado, mas a paciência é fundamental para não criar nós ou embaraçar os fios e evitar a quebra de cabelo.

Espero que tenham gostado, compartilhe nas redes sociais!
Beijos, Luh
0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Rolar para cima
Send this to a friend