Minoxidil: Conheça os benefícios para tratar a Queda de Cabelo

Minoxidil: Conheça os benefícios para tratar a Queda de Cabelo

O minoxidil é uma loção capilar para problemas de queda de cabelo relacionados a problemas com calvície.

O Minoxidil ajuda a revitalizar a raiz do cabelo, normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase anágena ou de crescimento. Ele também tem a função de estimular a vascularização do couro cabeludo permitindo oxigenação da área.

A solução de minoxidil é geralmente encontrada na concentração 5% a 10%. Estudos mais recentes comprovaram que a melhor eficácia é a concentração de 5% tanto em homens como em mulheres.

O minoxidil age nos folículos vivos, aquele folículo que já “morreu” não se recupera mais. Nenhum agente medicamentoso faz crescer cabelos em uma área totalmente sem cabelos.

Só o transplante de cabelos consegue preencher este espaço vazio, retirando folículos da área doadora e recolocando-os na área calva.

Como funciona o Minoxidil? Qual a sua eficiência? Quais os efeitos colaterais?

O Minoxidil, droga vaso-dilatadora periférica, inicialmente utilizada como anti-hipertensivo (Lonitem) atualmente é uma das principais drogas utilizadas na alopecia androgenética e no estímulo do crescimento do eflúvio telogênico. É uma droga vasodilatadora que age nos vasos do couro cabeludo aumentando a irrigação local, consequentemente dos folículos pilosos.

Pode ser utilizados em homens e mulheres numa concentração 5% a 10%, duas vezes ao dia. Seus efeitos colaterais são observados a nível do sistema cardiovascular, principalmente alteração de pressão arterial. A ação da droga ocorre somente durante a sua utilização.

A ação é principalmente na região parietal do couro cabeludo ou coroa, estabilizando a calvície  , postergando sua evolução e estimulando cabelos que estão enfraquecidos ou finos (os velos), a se transformarem em cabelos mais grossos, em alopecias em estágio inicial.

Como usar o Minoxidil?

Recomenda-se passar 1 ml do produto em cada aplicação, e sempre nos cabelos secos. É importante salientar que o produto deve ser passado no couro cabeludo, e não nos fios. Ele deve ser absorvido pelos poros para agir na raiz dos cabelos. Usar duas vezes por dia.

Efeito Shedding

Uma das formas pela qual o minoxidil age é estimulando os folículos a passarem mais rapidamente da fase de repouso para uma nova fase de crescimento, ou seja, ele antecipa a troca de fios que iriam cair um pouquinho mais pra frente.

Assim, ao invés de o folículo demorar 3 meses para liberar o fio, ele é liberado prematuramente, pelo estímulo do minoxidil.

Então, cerca de 2 a 6 semanas depois do início do minoxidil, vários folículos já liberam juntos seus fios, aumentando a quantidade de cabelos que trocam por dia.

Esse fenômeno é conhecido como efeito shedding e é uma fase bastante angustiante para os pacientes, pois dá a impressão de piora da sua condição capilar. Deve-se lembrar que é temporário e é uma troca e não perda de cabelo. A duração pode chegar até 3 meses, contados a partir do início do aumento da troca de fios pelo minoxidil.

O tratamento deve ser contínuo. Uma vez interrompida a medicação, a calvície volta ao estado anterior ao tratamento em aproximadamente dois meses.

Minoxidil: Conheça os benefícios para tratar a Queda de Cabelo

A maioria dos médicos passa o minoxidil manipulado. Mas não tenha dúvida que o mais eficiente é o minoxidil normal ou industrial.

A melhor marca, segundo o mercado é o Rogaine. Já usei manipulado, mas em todo caso procure um especialista dermatologista ou tricolologista.

Fonte: https://belezaesaude.com/

0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Rolar para cima