HIDROFOBIA CAPILAR – O QUE É E COMO RESOLVER


A hidrofobia capilar é um problema bastante comum na realidade dos cabelos naturais. Hidrofobia significa aversão a água ou a líquidos. O cabelo se torna hidrofóbico quando encapa, fica com excesso de resíduos de produtos e completamente acumulado, repelindo a água principalmente quando vamos lavar.



Muitos produtos do nosso dia a dia, máscaras, cremes de pentear, géis, gelatinas, etc, liberados ou não liberados, podem acumular nos nossos fios e formar uma capa de resíduos ao seu redor, bloqueando qualquer tentativa de tratamentos ou cuidados. Isso acontece, principalmente quando não há uma boa higienização dos fios. Então você não precisa ter medo dos produto e sim saber como usá-los e, principalmente, como higieniza-los.

Características do cabelo hidrofóbico

O cabelo hidrofóbico fica com aspecto de sujo, oleoso, enrijecido, transfere produto facilmente pelas mãos, muitas vezes fica opaco e frizzado. Outra característica muito comum é quando você percebe que o cabelo “se acostumou” com o produto. Cabelo não se acostuma com produto, mas você pode perceber que não obtém mais os mesmos resultados quando as necessidades do cabelo mudaram OU quando ele está hidrofóbico. Isso porque as camadas de resíduos no fio impedem que os produtos penetrem e façam seu trabalho na fibra. Dái essa “sensação” de que o cabelo se acostumou com o produto.

O fio pode ficar mais denso e mais grosso também devido os resíduos sobrepostos nos fios. Isso dificulta a definição natural do cabelo e pode deixar a curvatura mais aberta devido ao peso.
Porosidade Alta x Hidrofobia Capilar

Uma característica muito comum de ambos os problemas capilares é essa sensação de que nada do que você faça no cabelo há uma boa resposta. A diferença entre a hidrofobia e a porosidade é que na hidrofobia você sente o sensorial e os resíduos de produtos no fio, diferentemente da porosidade alta, que aparenta só não ter absolutamente nada naquele cabelo.
Como a hidrofobia capilar acontece?

Quando não há uma boa rotina de higienização, seja pela técnica de lavagem utilizada, pela forma como o cabelo esta sendo lavado ou pela frequência com que o cabelo é lavado. Por exemplo, se um cabelo é finalizado hoje e nos day after sempre há uma revitalização com MAIS produtos, logo não dá para ficar um período muito longo de dias sem lavar esse cabelo. Provavelmente todas essas camadas diárias dos produtos vão se acumular e dependendo da forma como você lava o cabelo e do produto com o qual você higieniza o cabelo, ficará uma briga completamente injusta na limpeza do fio.
Como evitar a hidrofobia capilar?

Evitar ficar mais de 3 dias sem lavar o cabelo.

Evitar revitalizações diárias com muito produto.

Evitar usar muito creme de pentear nas finalizações, aplicando mais .água nesse processo, evite finalizar o cabelo muito seco.

Tomar cuidado na lavagem massageado bem todos os fios.

Se necessário, usar duas mãos de higienizador.

Diminuir a utilização de petroderivados e os silicones.

Não usar óleos vegetais puros para finalizar ou revitalizar o cabelo.
Como resolver a hidrofobia capilar

Fazer uma rotina detox para remover os resíduos do cabelo. Essa rotina pode ser feita em uma boa lavagem com shampoo low limpante ou com sulfato para resolver o problema de imediato.

Se a hidrofobia acontece com frequência, adotar tratamentos detox com frequência como utilização de argilas e máscaras detox.

Mudança de hábitos citados no tópico anterior.

0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Rolar para cima
Send this to a friend