Como Desinfetar materiais utilizados para fazer as Unhas em casa

Como Desinfetar materiais utilizados para fazer as Unhas em casa

Que mulher não gosta de manter as unhas bonitas e saudáveis? Com tantos salões de beleza no mercado, o que chama a atenção da cliente na hora de escolher o local para fazer as unhas é a higiene do ambiente e do profissional. Como a manicure lida com regiões sensíveis e utensílios cortantes, como, alicates e tesouras, todo cuidado é pouco: a falta de esterilização de materiais pode acarretar desde micoses à hepatite e AIDS. Confira dicas para trabalhar com mais segurança, evitando adquirir ou transmitir doenças e contaminações.

Os instrumentos utilizados por manicures requerem esterilização devido ao risco que oferecem às clientes, e profissionais, de transmitirem doenças por meio de perfuração ou corte, no caso de acidentes, já que muitas mulheres não têm o hábito de levar seus próprios instrumentos aos salões.

A importância da estufa para a manicure é que ela esteriliza os materiais, diminuindo as chances de risco da cliente, e da profissional, de adquirir doenças como a hepatite b, ou até mesmo a AIDS. Essas doenças podem ser contraídas por pequenos ferimentos feitos com os materiais contaminados.

Mas mesmo que você faça suas unhas em casa, precisa desinfetar os itens que usamos pra fazer as unhas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) explica passo a passo como deve ser feita a limpeza e a esterilização dos materiais:

Limpeza é a retirada das impurezas mais grosseiras, como sangue ou secreções, com o uso de água e sabão, ou ainda detergente. O ideal é fazer uso de uma escova apropriada para retirar resíduos mais aderidos. Logo em seguida, vem a fase de enxágüe com água abundante e, por fim, a secagem do material em papel toalha. A utilização de luvas de borracha grossa como proteção.

Desinfecção é a eliminação das formas mais frágeis de microorganismos dos materiais e também do ambiente (bancadas, cadeiras, macas, piso, paredes e teto). São recomendados os seguintes produtos:

a) Álcool a 70% – concentração ideal; permanece mais tempo em contato com a superfície e elimina os germes. O álcool 70% é indicado para desinfecção de superfícies. O álcool medicamento a 70% é indicado para anti-sepsia da pele.

b) Hipoclorito de sódio a 1% – obtém-se diluindo 10 ml de cloro puro (com registro na ANVISA e rótulo indicando sua origem) em um litro de água limpa.

Esterilização

É a eliminação de qualquer forma de microorganismo de um material, incluindo vírus muito resistentes e bactérias em forma de esporos. Por meio da esterilização, temos a certeza de que o instrumental está livre de qualquer contaminação. Este processo pode ser feito através de calor seco ou calor úmido.

Calor Seco: Neste método de esterilização utiliza-se calor à temperatura de 170oC por uma hora ou à temperatura de 160ºC por duas horas, em estufa tipo Forno de Pasteur com termômetro acessório. Os instrumentais devem ser colocados em: caixas de aço inoxidável ou alumínio com tampas; e outros invólucros de acordo com a legislação sanitária, formando kits individuais por cliente.

Calor Úmido: É o método no qual se utiliza a autoclave, associando temperatura de 121oC a 137ºC, vapor e alta pressão, durante 15 a 30 minutos, de acordo com as orientações do fabricante e da legislação em vigor. Os instrumentais devem ser acondicionados em embalagens apropriadas, como o papel grau cirúrgico, formando kits individuais por cliente.

Com informações: http://www.hospitaldecruzilia.com.br

Preparação: como higienizar alicate de unha


Antes de prosseguir com qualquer método para desinfetar alicate de unha é importante realizar uma pré-limpeza no objeto para que o excesso de sujeira seja removido. A higienização pode ser feita assim:

Faça uma lavagem com uma escovinha. Pode ser com uma escovinha de dentes, água corrente e sabão.

Deixe de molho na água com detergente. Encha uma bacia com um litro de água e acrescente 3ml de detergente enzimático. Deixe de molho por 15 minutos antes de esfregar.

Passe o álcool 70. Esse procedimento pode ser realizado logo após lavar o alicate, para finalizar a sanitização completa do item.

Assistam esse vídeo é basicamente a mesma coisa que falei acima.

Espero que esse post tenha ajudado vocês.

É de suma importância higienizar o material que a gente utiliza para não infectar nossas unhas com fungos e bactérias e não compartilhar os materiais com outras pessoas.

No google tem diversos artigos sobre esse assunto pra vocês pesquisarem, e se aprofundar melhor ok!

Beijos, Luh! ?

0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Rolar para cima
Send this to a friend