Search
Close this search box.

Dicas para quem está em transição, durante e depois do processo

Olá meninas tudo bem?

Dicas para quem está em transição, durante e depois do processo

A transição capilar não é fácil, eu mesma passei 2 anos em transição e digo que podemos escolher sofrer menos com as duas texturas, sem mais delongas vamos ao post.

O que fazer na transição capilar? Como cuidar dos cabelos antes, durante e depois do processo? Se essas dúvidas já passaram pela sua cabeça, a gente pode te ajudar mostrando as respostas!

A decisão de largar a química alisadora e assumir o cabelo natural pode até parecer difícil, mas também pode ser libertadora, viu? Tudo que você precisa é adaptar a sua rotina de cuidados com os cabelos com alguns ajustes.

1. ANTES: COMO COMEÇAR A TRANSIÇÃO CAPILAR

Você está decidida a fazer a transição capilar e não sabe por onde começar, certo? Por enquanto, o que você precisar fazer de imediato é:

– Parar com qualquer alisamento, relaxamento ou escova progressiva mesmo que a tentação seja grande! Lembre-se que esse é o passo fundamental para conseguir o resultado final completamente natural, ok?

– Começar a pesquisar sobre o tema e juntar o máximo de informação, desde quanto tempo dura a transição, mitos e verdades, melhores cortes de cabelo, etc.

– Buscar por fotos antigas e relembrar como era o seu cabelo natural para ter mais ou menos uma ideia de qual tipo de fio você vai lidar durante o processo. Mas aqui, vale lembrar: o cabelo muda muito ao longo dos anos, viu? Pode ser que a textura atual das madeixas seja bem diferente!

– Procurar por grupos de transição capilar nas redes sociais para conseguir apoio e trocar experiências com outras pessoas que passaram (ou ainda estão passando) pela transição.

2. DURANTE: COMO PASSAR PELA TRANSIÇÃO CAPILAR

Nessa etapa, quando o cabelo começa a crescer longe da química, você vai perceber que as coisas ficam mais práticas e menos teóricas. Para enfrentar essa etapa, vale a pena:

– Pesquisar e aprender mais sobre texturização capilar, que nada mais é do que a técnica para definir e enrolar as madeixas. Ela é muito útil durante a transição, especialmente para disfarçar as duas texturas do cabelo quando a raiz cresce natural e as pontas ainda estão alisadas.

– Comprar produtos específicos para transição é fundamental para garantir o cuidado especial com os ativos e nutrientes que as madeixas crespas e cacheadas precisam, especialmente nessa fase!

– Entender o que é o big chop é uma boa alternativa se você não tem medo de radicalizar e quer se livrar do cabelo alisado de uma vez. Que tal um corte bem curtinho para tirar toda a química e deixar o visual estiloso?

– Tentar manter distância do secador e chapinha é uma dica importante já que a ideia é assumir uma nova textura, certo? Quanto mais você se adaptar aos novos fios e ao look cacheado/crespo, melhor! De quebra, seu cabelo natural vai crescer mais forte e saudável.

– Apostar no cronograma capilar é importantíssimo para fazer com que a raiz cresça forte e o visual natural se mantenha saudável, alinhado e bem bonito! Se já quiser anotar como é a rotina certa de hidratação, nutrição e reconstrução.

3. DEPOIS: COMO ADAPTAR A ROTINA AO NOVOS CABELOS

– Mantenha os cuidados aprendidos na transição e continue apostando em técnicas que definam melhor os cachos, além de continuar com o cronograma capilar – agora adaptado para o seu tipo de fio!

– Descubra os produtos certos para o seu cabelo, especialmente em um bom creme de tratamento, creme de pentear e condicionador, que são indispensáveis no dia a dia da cacheada/crespa.

– Procure por cabeleireiros especialistas em fios cacheados e crespos, afinal, esse tipo de cabelo precisa de cortes e tratamentos bem específicos. Ter um profissional capacitado ao seu lado faz toda diferença!

– Passe a sua experiência adiante e contagie outras mulheres que precisarem de ânimo, força e dicas para renovarem o visual e assumirem sua beleza natural – assim como você fez!

Deixe um comentário