DICAS DE COMO FAZER O CABELO RESSECADO PARAR DE QUEBRAR: PRODUTOS, TRATAMENTOS E CUIDADOS EM CASA

Além de ressecado, o seu cabelo também não para de quebrar? Se a resposta for positiva, saiba que o uso de químicas, como alisamentos e colorações, podem acabar resultando na quebra do cabelo por conta do enfraquecimento da fibra capilar – principalmente se você não cuidar dos fios em casa.

Felizmente, alguns cuidados na hora de lavar o cabelo e os produtos para cabelos danificados podem solucionar o problema! Para te ajudar, preparamos 5 dicas de como fazer o cabelo ressecado parar de quebrar por meio de novos hábitos saudáveis e produtos que vão salvar os seus fios. Confira!

COMO SABER SE O CABELO ESTÁ QUEBRANDO OU CAINDO?
Antes de conferir as dicas para fazer o cabelo parar de quebrar, vale identificar se os seus fios estão realmente quebradiços ou com queda. Alexandre de Jesus, educador L’Oréal Professionnel, explica. “A queda a gente identifica quando o cabelo cai desde a raiz, quando você pega o fio de cabelo e você vê um bulbo branco na ponta. Isso geralmente se dá por um fator interno. Já a quebra é causada por um fator mais externo, você vai ver que ele está quebrando em alguma parte do fio, tanto no comprimento quanto na ponta. Na raiz é raro o fio quebrar, só no momento da realização de um tratamento químico”.

1) APOSTE EM SHAMPOOS E CONDICIONADORES PARA FORTALECER OS CABELOS DANIFICADOS
Escolher shampoo e condicionador para tratar cabelos quebradiços e ressecados faz toda a diferença. Isso porque os produtos que não foram formulados para cuidar dos fios danificados acabam sendo incompatíveis com esses fios, que já estão muito frágeis para aguentar ingredientes adstringentes ou ativos que não são específicos para tratar esses danos. Por isso, a dica é investir em uma linha de shampoo, condicionador que não apenas tratam os danos como também previnem o ressecamento do cabelo.

Como lavar os fios quebradiços: aplique o shampoo nos fios molhados e massageie com as pontas dos dedos na raiz até que forme uma espuma. Em seguida, enxágue. Com os fios úmidos, aplique o condicionador no comprimento e nas pontas do cabelo e enluve as mechas com as mãos. Deixe por 2 a 3 minutos e enxágue.

2) RECONSTRUA O CABELO COM UMA MÁSCARA DE TRATAMENTO QUE TRATE OS FIOS RESSECADOS E QUEBRADIÇOS
Quando o cabelo está quebradiço, quer dizer que ele está com uma quantidade insuficiente de proteínas para manter os fios fortes e saudáveis. Por isso, é importante que a etapa de reconstrução do cronograma capilar seja priorizada, já que a reconstrução repõe a massa capilar, devolvendo as proteínas necessárias aos fios.

Como usar a máscara: aplique a máscara de reconstrução pelo menos três vezes ao mês nos fios lavados de shampoo e úmidos, em todo o comprimento e pontas, evitando a raiz. Em seguida, deixe agir por 3 a 5 minutos e enxágue.

3) SEQUE OS FIOS COM UMA TOALHA DE MICROFIBRA OU CAMISA DE ALGODÃO PARA NÃO DANIFICÁ-LOS
Para fazer o cabelo parar de quebrar, vale trocar a toalha de banho tradicional por uma de microfibra na hora de secar os fios. É que esse tipo de toalha prejudica o cabelo por causa do atrito causado pelos pequenos laços da fibra do tecido, que além de causar a quebra dos fios, também deixa o cabelo com frizz e poroso. A toalha de microfibra é uma ótima opção para retirar o excesso de água de todos os tipos de fios, por ter um tecido mais delicado. Para quem não possui a toalha de microfibra, a camisa de algodão também é uma opção, por ser um tecido leve e suave, que não causa um grande atrito com os fios.

4) REDUZA O USO DE FERRAMENTAS TÉRMICAS PARA PREVENIR O RESSECAMENTO E A QUEBRA DOS FIOS
O uso excessivo de chapinha, babyliss, secador ou difusor também pode deixar os fios ressecados e quebradiços, já que o calor age enfraquecendo a fibra capilar. Além de um cabelo menos saudável, o uso demasiado das ferramentas térmicas também deixam os fios opacos e sem brilho. Por isso, é essencial que o cabelo seja menos exposto ao calor, e antes de usar alguma ferramenta térmica, sempre proteja o seu cabelo com um protetor térmico, que diminuirá os danos causados pela temperatura alta nos fios.

5) FINALIZE COM UM LEAVE-IN PARA PROTEGER OS CABELOS QUEBRADIÇOS E RESSECADOS
A finalização das madeixas é um processo importante para proteger os fios contra a quebra, além de combater o ressecamento com uma nutrição duradoura. Por isso, aposte em um leave-in que auxilia na reestruturação da fibra danificada, ajude a controlar a perda de hidratação dos fios e blinda contra as agressões externas e de ferramentas de calor.

Como aplicar o leave-in: remova o excesso de água dos fios com uma toalha de microfibra ou camisa de algodão, e vaporize o produto no comprimento e nas pontas. Você não precisa enxaguar e pode finalizar o seu cabelo como preferir.

Fonte: Segredos de Salão

5 1 vote
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Rolar para cima
Send this to a friend