Deixar o cabelo secando enrolado na toalha é saudável?

Oi bonitos e bonitas, tudo bem?

Enrolar a toalha nos cabelos após o banho é uma prática muito comum entre as mulheres. No entanto, é preciso atentar para alguns cuidados para evitar que o hábito não prejudique a saúde dos fios. “O ato não se torna nocivo às madeixas desde que se tome alguns cuidados”, alertou a dermatologista Lívia Gori.

RETIRAR A UMIDADE

A principal função ao enrolar os cabelos na toalha é retirar a umidade excessiva dos fios após a higienização. Fique atenta as dicas da dermatologista para não prejudicá-los!
1) Mantenha a toalha na cabeça por pouco tempo! Não pode ultrapassar 10 minutos.
2) Não torça muito a toalha para evitar a quebra dos fios.
3) A toalha deve estar limpa e seca.

MALEFÍCIOS
Ficar com a toalha enrolada na cabeça por muito tempo pode aumentar a umidade do couro cabeludo, resultando em alguns problemas. “O ambiente fica propício para a proliferação de fungos, causando ou piorando uma dermatite seborreica pré-existente. Por isso, é importante evitar tolhas úmidas ou as que secam dentro do banheiro, pois elas podem ser reservatórios de fungos”, afirmou a expert.

NÃO DURMA COM OS CABELOS MOLHADOS

Se a higienização dos cabelos for realizada na parte da noite, depois de retirar o excesso da umidade com a toalha, o ideal é secá-los antes de dormir para evitar a proliferação de fungos no couro cabeludo. “O mais frequente é um fungo chamado Malassezia spp. Ele age aumentando a seborreia local, causando a descamação do couro cabeludo, conhecida popularmente como caspa. Com esses problemas instalados, pode ocorrer uma evolução, resultando na queda dos fios”, afirmou Livia, que ressaltou: “Dormir com o cabelo molhado não causa mofo, isso é mito”.

TRATAMENTOS CAPILARES

“Nem todo abafamento do couro cabeludo é prejudicial. Alguns tratamentos para hidratar o cabelo precisam de calor para agir melhor. Usar uma touca térmica ou uma toalha aquecida para envolver os fios não trazem malefícios, desde que não ultrapasse o tempo permitido”, finalizou a profissional.

Gostaram desse post, deixe seu feedback para que eu trague mais posts similares.

Um beijo!

0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Rolar para cima
Send this to a friend