Transição capilar: Dicas essenciais

Olá meninas (o), tudo bem?

Passar pela transição é algo que nem todo mundo tem coragem, na verdade paciência. Eu mesma demorei 2 anos pra tomar coragem e cortar toda parte com química que restava no meu cabelo. Tem meninas que já raspam ou cortam bem curtinho, cada um tem seu tempo. Separei algumas dicas que vão te ajudar a passar por isso sem estresse.
Cabelo cacheado

Quando você decide abandonar as químicas alisastes, o primeiro desafio é a aceitação do novo visual. Além disso, há outros obstáculos a serem enfrentados e vencidos.

Uma das etapas mais difíceis é encarar as duas texturas do cabelo. Isso pode tirar o sono de muita gente, afinal, enquanto as pontas ainda estão lisas, a raiz sem química está crescendo e se destacando.

Outro ponto é que os fios em fase de transição capilar são, normalmente, mais fragilizados que os demais. Eles costumam apresentar ressecamento e quebra. Por isso, é fundamental se dedicar em cuidar das madeixas..

Isso tudo pode fazer com que você desiste de todo o processo mas, não desista. Dá para driblar esses contratempos com boas técnicas e produtinhos específicos.

Uma das formas de iniciar a transição capilar é por meio do big chop. Ou seja, quando você escolhe cortar, de uma única vez, as partes do cabelo quimicamente alisadas. Mas, apesar de ser o método mais famoso – e rápido – de eliminar a parte lisa dos fios, esta opção não é obrigatória. Muito pelo contrário, fazer o big chop deve ser uma decisão bem pensada.

Afinal, somente quando a pessoa estiver completamente preparada e segura consigo que ela deve abrir mão dos fios e aderir aos cabelos curtíssimos.
Cortar as mechas de periodicamente 

Bela jovem de lindos cabelos

Outra forma de atravessar a transição capilar é cortar os cabelos de pouquinho em pouquinho, eliminando a parte alisada sem pressa.

Box BraidsOutra forma de passar pela transição capilar em grande estilo é apostando nas charmosas box braids. Tanto para homens quanto para mulheres, a técnica de trançado é sempre uma ótima opção para mudar o visual enquanto os fios naturais estão crescendo.

Se quiser, você pode cortar a parte do cabelo com química e trançar as mechas naturais com fibras sintéticas (jumbo, kanekalon ou lã) se não quiser encarar os fios curtos. Essa técnica tem duração média de três meses e auxilia no crescimento dos fios sem danificá-los tanto.

Cronograma capilar
Durante a minha transição apostei em cuidados semanais, intercalava as etapas do cronograma de acordo com as necessidades do meu cabelo. Você tem a opção de baixar app de cronograma capilar, eu posto dica todo dia no Instagram desde receitas caseiras e cuidados diários, e aqui dia sim dia não, fique de olho nas dicas.
Jovem negra
Acessórios
Uma ótima dica é usar acessórios de cabelo para disfarçar a parte lisa, eu usava bastante tiras, tranças, vai de seu gosto.
Texturização
Durante a minha transição eu fazia muita texturização, as que mais gostei foi o bigudinho e os coquinhos, no youtube tem diversas opções de texturização.
Produtos para transição capilar
Desde que decidir entrar pra transição comecei a pesquisar produtinhos para cabelos cacheados, ativador de cachos, cremes mais consistentes, para que meu cabelo se acostume desde o começo com os cabelos novos.
Vou ficando por aqui espero que essas dicas ajude vocês.
Beijos!
0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Rolar para cima
Send this to a friend