Uso de maquiagem afeta a proteção da máscara? Veja o que dizem Médicos

Uso de maquiagem afeta a proteção da máscara? Veja o que dizem Médicos

Mesmo sem evidência científica que comprove a interferência, médicas aconselham evitar a make em função da sujeira que se acumula na máscara

Ainda existem algumas dúvidas sobre o correto uso do item – e surgiram novas. Uma delas é: estar com maquiagem por baixo da máscara afeta a proteção dela? A resposta, no entanto, não é consenso entre as profissionais consultadas por Donna. Todas, porém, reforçam a importância da higienização correta, tanto das mãos quanto do equipamento.

Produtos como base ou batom, por exemplo, podem deixar a máscara suja.

A dermatologista Juliana Boza diz que essa é uma pergunta frequente entre suas pacientes. De acordo com ela, não existe nenhuma evidência científica que comprove a interferência.

— O importante é a higienização das mãos antes de tocar no rosto e aplicar a maquiagem. Além disso, a correta colocação da máscara e observar se ela está íntegra e sem umidade são fundamentais — pontua.

Já a infectologista Jane Teixeira afirma que o uso de maquiagem pode diminuir o tempo útil de proteção e a efetividade das máscaras, uma vez que os produtos aderem ao material, se transformando em uma espécie de sujeira.

— Isto atrapalha a capacidade de filtração e, em caso das máscaras reutilizáveis de tecido, dificulta a limpeza posterior — ressalta. — Minha sugestão é manter o uso de protetor solar, optando por aqueles de toque seco, e só colocar a máscara após a absorção do produto. As bases devem ser evitadas, assim como blush e batom, principalmente aqueles mais úmidos como o gloss.

Para a dermatologista Kédima Nassif, assim que a máscara entra em contato com a maquiagem, deve ser descartada ou higienizada – no caso das caseiras feitas de tecido.

— As sujidades da maquiagem que ficam acumuladas nas máscaras podem levar à diminuição da filtragem do ar, reduzindo sua eficácia na hora de impedir a passagem de agentes patógenos como o novo coronavírus — afirma.

A profissional ainda aponta que o alerta também serve para qualquer tipo de produto que possa depositar impurezas na máscara, como loções pós-barba e produtos de skincare, que incluem protetor solar com base e cremes.

— O ideal é optar por aqueles produtos formulados em veículos mais leves, como séruns e géis. Além disso, espere o produto ser reabsorvido completamente pela pele antes de colocar a máscara — indica.

A infectologista Tainá Fagundes Behle explica que a maquiagem interfere mais no caso de máscaras descartáveis e máscaras N95, que são as usadas por profissionais da saúde em hospitais com rotinas de uso variáveis, conforme a disponibilidade em cada serviço.

— Nesse caso, o uso de maquiagens mais cremosas e com menos absorção pela pele pode ser ruim. Mas se a maquiagem for absorvida pela pele, sem excessos, não há problemas. As máscaras de pano devem ser trocadas a cada duas horas de uso, e sempre que úmidas ou molhadas, porque são essencialmente uma barreira mecânica. O fato de ficarem sujas por “pó” da maquiagem não chega a ser um problema significativo, mas maquiagens muito cremosas sim, podem ser ruins.

Alerta Total – Dermatologista fala sobre uso de maquiagem com máscara

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/

Meninas espero que esse artigo ajudem vocês, desde que comecei a usar a máscara minhas espinhas no queixo e bochecha aumentaram. Para para evitar que piore eu não passo maquiagem, mas que fique ao seu critério. ??

Vou ficando por aqui em Beijão!

0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Rolar para cima
Send this to a friend