Você já experimentou fazer uma massagem facial? Essa técnica promete fazer mil maravilhas para a sua pele – desde diminuir as rugas e linhas de expressão, melhorar a flacidez e aumentar a produção de colágeno. Falar é muito fácil, mas será que na prática essa massagem realmente funciona? a dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, explicará melhor, Confira!
O que é massagem facial? Essa técnica realmente funciona? Entenda!
De acordo com a médica, massagem facial é uma técnica totalmente manual – para fazer, basta utilizar mãos e fazer movimentos específicos com o objetivo de estimular a circulação sanguínea e melhorar a qualidade da pele. “Nesse sentido, sim, funciona! Porém, esse ritual também pode estimular a produção de sebo, deixando o rosto mais mais oleoso”, atentou.
Então, se você tem a pele oleosa ou mista, é melhor ver com um dermatologista e receber a melhor orientação desta massagem!
A massagem facial é capaz de prevenir rugas, flacidez e linhas de expressão?
A Drª Tatiana conta que essa massagem atua mais na circulação sanguínea de forma superficial e que não existe nada comprovado que pode tratar ou prevenir os sinais do envelhecimento. Sendo assim, a profissional explica: “As rugas são formadas pela ação do músculo na pele, gerando a fratura de fibras dérmicas, e a flacidez é causada pela perda progressiva do colágeno e a massagem não tem influência nestes dois fatores”, afirmou.
Como fazer massagem facial? A técnica pode ser feita em casa!
Ela deve ser feita em movimentos circulares, direcionando sempre de dentro para fora e de baixo para cima. Pode ser realizada diariamente e em casa antes da aplicação ou durante a aplicação do hidratante. Mas tenha cuidado! Os movimentos da massagem, se realizados bruscamente podem causar atrito e gerar irritação e sensibilidade, especialmente junto com a aplicação de ácidos.
O ideal é fazer a massagem com um hidratante que não tenha ativos que possam irritar a pele quando friccionados. Ou seja, prefira produtos com prebióticos, ácido hialurônico, vitamina B5… substâncias mais hidratantes e que ajudam a fortalecer a sua pele.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Confira um vídeo:
Por hoje é isso meninas, espero que esse post ajude vocês.
Beijos de luz!