Conheça Slugging a nova tendência de beleza

Imagem para chamar atenção

Todo momento surge uma nova trend no mundo da beleza, seja um novo produto ou procedimento diferente. A nova tendência que está bombando nas redes sociais é o “slugging”, e já vem conquistando até os dermatologistas, que geralmente têm os pés atrás com os truques estéticos que viralizam no universo online. 

slugging nada mais é que uma técnica que busca ajudar as peles ressecadas e seca, principalmente no inverno, momento em que esses tipos de peles acabam sofrendo mais. O nome surgiu do termo em inglês “slug”, que significa lesma, que faz alusão ao rastro que o inseto deixa por onde passa. A técnica consiste na aplicação de alguma pomada ou creme à base de petrolato – popularmente conhecida por vaselina – após o uso do sérum e hidratante, ou seja, no momento de finalização da rotina de skincare

Conheça Slugging a nova tendência de beleza

O objetivo da nova técnica é proteger a pele devido às condições de ressecamento, graças a função oclusiva do petrolato que isola a pele contra agressores externos e intensifica a absorção de outros produtos, como hidratantes. Segundo pesquisas, a substância também reduz a evaporação da água da pele em mais de 99% e possui ação antimicrobiana. 

A técnica é indicada a todos que possuem pele muito seca e pode ser utilizado em outros locais do corpo que também são ressecados, como joelhos e cotovelos. Já as pessoas que possuem a pele acneica ou oleosa é indicado não recorrerem à técnica slugging, já que a vaselina poderá acumular a oleosidade dos poros pela condição oclusiva.

Ao contrário da moda do dermaplaning caseiro, que deixou os dermatologistas preocupados com as tendências que surgem na internet, o slugging já tem o selo de aprovação dos dermatologistas. Ranella Hirchs, dermatologista norte americana, indica o uso tanto para adultos como para crianças. “Os pais podem aplicar uma pomada que contenha petrolato nas crianças logo após o banho para conter a hidratação”, recomenda ela.

Charlotte Palermino, skin expert e cosmetóloga, foi uma das responsáveis pelo boom do slugging nas redes sociais. A especialista conta que para aqueles que têm aflição da sensação da pele melecada, é só não exagerar na quantidade. “Uma porção mínima, do tamanho de uma ervilha, é o suficiente para cobrir todo o rosto”, indica ela.

O momento ideal para aplicação do produto é após o banho, com a pele ainda úmida. Charlotte conta que após sair do chuveiro e passar o hidratante, ela aguarda um pouco e aplica a vaselina nas mãos, joelhos, cotovelos e no rosto.

SLUGGING É SEGURO?

Segundo o FDA – órgão regulador estadunidense – tanto o slugging quanto produtos que possuem petrolato em sua fórmula são seguros. O uso desse ingrediente como componente cosmético é antigo, em 1872 foi registrada a 1ª patente de vaselina. Para aqueles que optam por produtos mais naturais, os dermatologistas indicam o uso de óleo de coco no lugar da vaselina.

Deixa sua pinião