Mesmo sem evidência científica que comprove a interferência, médicas aconselham evitar a make em função da sujeira que se acumula na máscara
Ainda existem algumas dúvidas sobre o correto uso do item – e surgiram novas. Uma delas é: estar com maquiagem por baixo da máscara afeta a proteção dela? A resposta, no entanto, não é consenso entre as profissionais consultadas por Donna. Todas, porém, reforçam a importância da higienização correta, tanto das mãos quanto do equipamento.
Produtos como base ou batom, por exemplo, podem deixar a máscara suja.
A dermatologista Juliana Boza diz que essa é uma pergunta frequente entre suas pacientes. De acordo com ela, não existe nenhuma evidência científica que comprove a interferência.
— O importante é a higienização das mãos antes de tocar no rosto e aplicar a maquiagem. Além disso, a correta colocação da máscara e observar se ela está íntegra e sem umidade são fundamentais — pontua.
Já a infectologista Jane Teixeira afirma que o uso de maquiagem pode diminuir o tempo útil de proteção e a efetividade das máscaras, uma vez que os produtos aderem ao material, se transformando em uma espécie de sujeira.
— Isto atrapalha a capacidade de filtração e, em caso das máscaras reutilizáveis de tecido, dificulta a limpeza posterior — ressalta. — Minha sugestão é manter o uso de protetor solar, optando por aqueles de toque seco, e só colocar a máscara após a absorção do produto. As bases devem ser evitadas, assim como blush e batom, principalmente aqueles mais úmidos como o gloss.
Para a dermatologista Kédima Nassif, assim que a máscara entra em contato com a maquiagem, deve ser descartada ou higienizada - no caso das caseiras feitas de tecido.
— As sujidades da maquiagem que ficam acumuladas nas máscaras podem levar à diminuição da filtragem do ar, reduzindo sua eficácia na hora de impedir a passagem de agentes patógenos como o novo coronavírus — afirma.
A profissional ainda aponta que o alerta também serve para qualquer tipo de produto que possa depositar impurezas na máscara, como loções pós-barba e produtos de skincare, que incluem protetor solar com base e cremes.
— O ideal é optar por aqueles produtos formulados em veículos mais leves, como séruns e géis. Além disso, espere o produto ser reabsorvido completamente pela pele antes de colocar a máscara — indica.
A infectologista Tainá Fagundes Behle explica que a maquiagem interfere mais no caso de máscaras descartáveis e máscaras N95, que são as usadas por profissionais da saúde em hospitais com rotinas de uso variáveis, conforme a disponibilidade em cada serviço.
— Nesse caso, o uso de maquiagens mais cremosas e com menos absorção pela pele pode ser ruim. Mas se a maquiagem for absorvida pela pele, sem excessos, não há problemas. As máscaras de pano devem ser trocadas a cada duas horas de uso, e sempre que úmidas ou molhadas, porque são essencialmente uma barreira mecânica. O fato de ficarem sujas por "pó" da maquiagem não chega a ser um problema significativo, mas maquiagens muito cremosas sim, podem ser ruins.
Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/
Meninas espero que esse artigo ajudem vocês, desde que comecei a usar a máscara minhas espinhas no queixo e bochecha aumentaram. Para para evitar que piore eu não passo maquiagem, mas que fique ao seu critério. ??
Vou ficando por aqui em Beijão!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!