Hey tudo bem?
Liso, ondulado ou cacheado, cabelos longos são a paixão das brasileiras. E para mantê-los sempre bonitos e saudáveis, é necessário alguns cuidados que vão além da clássica hidratação – que é uma das principais chaves para cabelos compridos. Alguns hábitos simples no dia a dia, como a maneira de lavar, pentear e finalizar, são essenciais para deixar os fios longos ainda mais perfeitos. Confira!
Lavar os cabelos compridos exige um cuidado extra! Na hora do shampoo, nada de esfregar o couro cabeludo ou enrolar o comprimento no topo da cabeça e esfregá-lo, já que isso pode machucar e causar danos ao crescimento dos fios. A dica é massagear todo o cabelo, incluindo comprimento e pontas. Portanto, evite o hábito de friccionar as pontinhas na hora de fazer espuma, já que isso pode criar pontas duplas e ressecamento. Na hora do condicionador, a regra é a mesma para todos os comprimentos de cabelo: evite a raiz e aplique do meio para as pontas. E por fim, aposte no jato de água gelada nos fios, já que além de fechar as cutículas, ela é capaz de dar brilho natural aos cabelos.
Quem tem cabelo longo sabe que o ressecamento é um dos principais vilões das madeixas, já que a oleosidade natural do couro cabeludo não chega as pontinhas com facilidade. Apostar em máscaras de tratamento uma vez por semana ou a cada 15 dias – dependendo da necessidade dos fios – é fundamental para manter os fios hidratados, mas para quem está sem tempo de sobra, vale usar as ampolas capilares durante o banho. Elas cuidam e hidratam dos fios em poucos minutos, já que têm fórmula concentrada com substâncias específicas para cada tipo de cabelo. Para melhorar o resultado, a dica é dividir o cabelo em seções para garantir que todo o comprimento receba os produtos, mecha por mecha.
O modo e até mesmo o momento certo de pentear os cabelos é outro hábito que pode deixar os fios longos ainda mais bonitos. Para as donas de madeixas lisas e onduladas, a dica é pentear antes do banho para evitar a quebra do cabelo molhado, que fica mais sensível e flexível. Já quem tem fios cacheados pode desembaraçar durante o banho, depois de aplicar o condicionador: dessa forma, os cachinhos estarão mais macios e suaves, diminuindo as chances de criar nós. E para todos os tipos de cabelo, o jeito mais prático de pentear é das pontas em direção as raízes, o que vai diminuir os nós e amenizar o tempo.
Além de pentear da maneira correta, ter um bom finalizador em mãos vai complementar a aparência dos cabelos longos, deixando os fios mais bonitos, brilhosos e sem frizz ao longo do dia. A dica é que para cada tipo de cabelo, existe um produto diferente: os óleos, por exemplo, servem para todos os tipos de fio e ajudam na hidratação, além de entregar brilho de forma natural e saudável. Há também o sérum, o reparador de ponta com silicone e o leave-in, que formam uma camada protetora nos fios contra danos externos, como vento e poluição.
Por mais que texturizar os cabelos não seja um hábito frequente, toda mulher se rende ao efeito da chapinha, secador ou babyliss ao menos em ocasiões especiais. E para evitar o ressecamento e a quebra dos fios por causa da alta temperatura – principalmente das pontas que tendem a ser mais ressecadas – aplique sempre um protetor térmico em todo o comprimento para deixar a fibra capilar selada. Desta forma, também irá evitar a formação de frizz e aumentar a durabilidade da escova ou dos cachinhos formados pelo babyliss.
Quem gosta de cabelos longos vive em um dilema: cortar ou não cortar? A verdade é que deixar de cortar os cabelos não vai fazer com que eles parem de crescer, já que quem determina o crescimento é o bulbo capilar. Por isso, de nada adianta fios compridos se as pontas estão ressecadas e quebradiças, e a dica é apará-las a cada 2 ou 3 meses – dependendo do tipo de cabelo – para que as madeixas ganhem mais movimento e uma aparência saudável por todo o comprimento.