Os brincos são adereços que compõem o look e deixam o visual elegante. Mas, em alguns casos, as peças podem causar reações alérgicas e até inflamação.
Para saber mais sobre orelha inflamada, consultamos o dermatologista Victor Fernandes (CRM/SP 144.449 | RQE 49.968), da clínica Unique, que respondeu as principais dúvidas, explicou como evitar e tratar a inflamação. Confira:
Por que a orelha inflama?
O dermatologista explica que “a inflamação pode acontecer por problemas como alergia a algum brinco, produtos aplicados na região ou pela entrada de microorganismos. Os sinais são: vermelhidão, aumento de calor local, dor e inchaço”.
Quais brincos que podem causar inflamação
A seguir, saiba quais são os principais materiais utilizados na confecção de brincos que podem causar inflamação na orelha:
- Níquel: segundo Victor, “a causa mais comum de inflamação por causa de brincos é pela presença de níquel em bijuterias. Mas mesmo brincos de outros materiais podem ter pequenas quantidades de níquel suficiente para causar alergia em pessoas suscetíveis”.
- Fibras naturais: o dermatologista informa que outros materiais, como fibras naturais, podem apresentar contaminação por microorganismos causando a inflamação.
As chances dos brincos confeccionados somente com materiais nobres, como ouro, prata e platina causarem alguma reação adversa são mínimas. No entanto, é importante higienizá-los devidamente para prevenir contaminações.
Como evitar a inflamação
Confira abaixo, algumas recomendações do dermatologista para prevenir o surgimento de inflamação na orelha:
- Utilizar brincos de material cirúrgico (aço, titânio);
- Higienizar bem as peças;
- Não compartilhar joias sem higienizá-las antes;
- Evitar brincos de lojas com procedência desconhecida;
- Caso já tenha alergia comprovada, não usar bijuterias.
É importante seguir as orientações mencionadas acima para evitar o desenvolvimento de uma inflamação mais grave.
Como tratar da orelha inflamada
“Boa higiene local com água e sabonete no banho, cessar o uso de brincos e produtos químicos na região e procurar atendimento médico para avaliar se há necessidade de introduzir algum medicamento”, orienta o dermatologista.
Dúvidas frequentes sobre orelha inflamada
Com o auxílio do médico, sanamos as dúvidas mais comuns acerca da orelha inflamada. Acompanhe:
1. Pode usar brinco enquanto a orelha estiver inflamada?
Victor Fernandes (VF): “Não, pois pode ser o causador da inflamação ou um reservatório para contaminação por bactérias”.
2. Usar Bepantol ajuda a desinflamar?
VF: “O Bepantol atuará como um hidratante, ajudando a restabelecer a barreira da pele. Pode ajudar, porém, sozinho talvez não seja suficiente”.
3. Existe algum remédio caseiro para ajudar?
VF: O dermatologista indica apenas higiene adequada com água e sabonete. E dependendo do caso, buscar auxílio médico para avaliação correta do caso. Isso porque cada organismo é único e pode reagir de maneiras diferentes.
4. A alimentação pode influenciar diretamente na inflamação?
VF: “Não, ao contrário do que se acredita popularmente, alguns alimentos como carne de porco não influenciam na cicatrização ou pioram a inflamação”.
Seguindo as orientações do dermatologista e evitando brincos feitos com níquel, é possível usar os adereços sem nenhum problema. Aproveite e saiba como evitar e tratar o queloide na orelha.
As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Uma dica que me ajudou muito, foi higienizar os furos com álcool 70%, se não tiver pode ser água e sabão sempre que for usar brincos, e passar base de unhas nos ganchos dos brincos, inclusive na parte superior das tarrachas.
*Com informações Dicas de mulher.
Obrigada por ler, beijos! 😍