Você já ouviu falar em shampoozada? O que podemos dizer é que ela irá salvar a cor do seu cabelo
A shampoozada é uma técnica de descoloração suave utilizada para limpar pigmentos indesejados dos fios. Essa limpeza profunda fará com que a cor que está velha saia de seu cabelo e irá prepará-lo para uma nova cor.
Essa técnica também pode ser utilizada para reparar algum erro de coloração ou descoloração que foi feito em seu cabelo, pois ela pode abrir até 2 tons nos fios, dependendo do tempo que você deixar agir.
Conversamos ainda com a cabeleireira Carla Visintini para esclarecer algumas dúvidas em relação à shampoozada. Saiba o que deve e o que não deve fazer:
Como fazer shampoozada?
Com poucos ingredientes, que você já tem em casa, você consegue fazer essa técnica para a limpeza de seus fios. É bem simples e rápido, confira:
Ingredientes
- Pó descolorante
- Água oxigenada
- Shampoo neutro ou comum
Passo a passo
- Usando sempre o mesmo medidor, coloque em um recipiente uma medida de pó descolorante;
- Adicione duas medidas de água oxigenada. O volume vai depender da situação dos fios. Para cabelos mais fragilizados, como os platinados, use a água oxigenada de volume 10. Já para cabelos mais saudáveis, use o volume 20;
- Acrescente duas medidas de shampoo tradicional ou neutro;
- Misture bem; Aplique nos fios molhados e massageie de por cerca de 15 a 30 minutos. O tempo também pode variar de acordo com o tom desejado. Fique atenta ao cabelo, quando perceber que atingiu a cor esperada, enxágue imediatamente.
Muito fácil, né? Mas tome muito cuidado, você não deve deixar agir por muito tempo no cabelo. Caso se sinta insegura, procure seu cabeleireiro e faça o procedimento no salão.
Evite usar shampoo anti-resíduos na shampoozada, pois ele poderá danificar seu cabelo.
Para quem é indicada?
Como saber se a shampoozada é uma boa técnica para enfrentar o problema em seu cabelo? A Carla deu algumas dicas para você conseguir identificar.
A shampoozada é indicada para a limpeza de cor dos fios, para que ele possa receber novamente uma coloração e esta dure por mais tempo. É ideal para as loiras que tiveram o cabelo esverdeado pelo cloro ou água do mar. Assim como para quem está com o cabelo chumbado, sem brilho e acinzentado ou que esteja com excesso de pigmentação ou de algum produto matizador.
Ela é indicada inclusive para quem não teve nenhum grande problema no cabelo colorido, como uma tintura desbotada. Antes de retocar a cor, é indicado fazer uma shampoozada.
Carla lembra ainda que ela só funciona quando o pigmento encontra-se na superfície do fio, na cutícula. Em casos mais intensos, a shampoozada não terá efeito.
Shampoozada em cabelos virgens funciona?
Se a shampoozada é uma técnica de descoloração mais suave, será que ela pode ser usada para descolorir fios virgens de tintura?
De acordo com a Carla, a concentração de descolorante e peróxido é muito baixa para surtir efeito em cabelos naturais. Esse processo poderá danificar os fios, por se tratar de um produto alcalino, e não descolorir o cabelo, como o esperado.
Para um efeito semelhante à shampoozada nos cabelos naturais, é indicado uma descoloração tradicional ou tonalização. Pois a shampoozada atua somente para limpeza de cor, uma vez que não tem cor adicionada à esse fio, essa técnica não funcionará.
Depoimentos de quem já experimentou a shampoozada
Para te provar que a shampoozada realmente funciona, veja 2 vídeos de youtubers que experimentaram e aprovaram a técnica e + um vídeo com produtinho que também pode te ajudar.