Cronograma capilar: o que é, como fazer, para que serve?

Duas palavrinhas que fazem muita diferença na hora de cuidar do cabelo são: cronograma capilar.

Cronograma capilar: o que é, como fazer, para que serve?

A agenda de tratamentos é ideal para manter os seus fios 100% saudáveis. Se você é adepta da descoloração, alisamento ou outras químicas, a hidratação, nutrição e reconstrução serão suas melhores amigas para recuperar a força das suas madeixas. E entender o passo a passo não é nenhum segredo. A gente vai te ensinar tudo!

O QUE É O CRONOGRAMA CAPILAR?
Para manter os nossos cabelos saudáveis, precisamos de três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. O cronograma capilar é, basicamente, fazer uma agenda com esses cuidados de acordo com as suas necessidades, para que os fios tenham todos os nutrientes que precisam.

OS TRÊS PASSOS DO CRONOGRAMA CAPILAR
A hidratação é o tratamento que devolve água para os fios e deixa o cabelo macio. Ela pode ser feita com mais frequência, principalmente, em fios ressecados. É só escolher a sua máscara concentrada preferida e mandar ver!

A nutrição vai repor os óleos necessários para os seus fios ficarem emolientes e brilhosos. Não tenha medo desse passo! Os cabelos precisam de óleos, não é à toa que a oleosidade produzida pela raiz é importante. Esse passo pode ser feito com máscaras nutritivas após a lavagem ou com óleo vegetal, que precisa de algumas horas antes da higienização para agir.

A reconstrução é a reposição de queratina nos fios. Essa proteína é a mais importante para manter a estrutura do seu cabelo saudável. Depois do tratamento, é normal que as suas madeixas fiquem um pouco duras. Você pode fazer esta etapa com máscaras reconstrutoras ou com a própria queratina líquida. Só cuidado com a quantidade! O excesso do produto pode causar até quebra.

O CRONOGRAMA CAPILAR PODE SER FEITO POR QUALQUER PESSOA
Seu cabelo não precisa estar muito danificado ou ser tratado com química para você fazer o cronograma capilar. Os agentes externos como sol, vento, umidade e poluição também causam problemas nos fios. Você pode fazer um teste com cada tratamento e observar como suas madeixas respondem às etapas.

Cronograma capilar: o que é, como fazer, para que serve?

COMO MONTAR A SUA AGENDA DE CUIDADOS
Para montar o seu cronograma, você precisa pensar no que o seu cabelo precisa. Se os fios estão fortes e bem cuidados, foque na hidratação, faça a nutrição uma vez por semana e a reconstrução uma vez por mês.

Caso seu cabelo esteja muito ressecado e opaco, ele está precisando de óleo. Portanto, a nutrição será bem importante e pode ser incluída com mais frequência no cronograma. Já os fios quimicamente tratados, danificados e/ou com aparência elástica, a reconstrução é o primeiro tratamento que você deve recorrer. A queratina vai repor a massa capilar perdida e reparar os danos causados pelas químicas.
Então meninas é isso  para mais dicas me sigam no instagram: https://www.instagram.com/dicasda_luh/
Um beijo até o próximo post!

1 comentário em “Cronograma capilar: o que é, como fazer, para que serve?”

Deixe um comentário